Solução Aberta para uma Rede de Sondas de QoS na RCTS

Tel.: +351 253 604430
Fax.: +351 253 604471

Abstract

A RCTS tem em operação, desde há vários anos, um conjunto de sondas do tipo appliance destinadas a aferir de forma contínua a qualidade da rede, tanto em IPv4 como IPv6. Normalmente, pelo facto de serem appliances, consequentemente "fechadas" , cria-se uma dependêndia de hardware e software.

Apesar das appliances possuírem algumas características únicas ao nível de hardware, podem desenvolver-se soluções abertas (open source) equiparadas. Na realidade, vários sistemas de aferição de desempenho de redes, desenvolvidos em open source, tanto na GÉANT (rede académica europeia) como na Internet2 (rede académica americana), atingiram uma notoriedade que permite considerá-los como alternativas credíveis para as atuais sondas, se se provar a sua maturidade e estabilidade. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento e teste de uma especificação de uma nova sonda para a RCTS, baseada em soluções open source.

13ª Conferência sobre Redes de Computadores, LEIRIA, Portugal, 14-15/novembro/2013