Serviços de Telecomunicações em Redes Inteligentes

Carlos Moura* e Vasco Freitas**

Centro de Estudos de Telecomunicações*
Portugal TELECOM
P-3800 Aveiro

e-mail: moura (at) cet.pt

Universidade do Minho**
Departamento de Informática
P-4700-320 Braga

e-mail: vf (at) di.uminho.pt



Resumo

O conceito de Rede Inteligente (Intelligent Network, IN) traduz-se numa nova arquitectura de rede pública, designada arquitectura IN, adequada à criação e à exploração de novos serviços de telecomunicações num cenário multi-vendedor. A arquitectura reflete a preocupação da separação entre o suporte lógico dos serviços e as funções de processamento e transporte das chamadas.

A ideia base desta arquitectura consiste na existência de uma camada que se limita a efectuar o encaminhamento de chamadas e a gerir o tráfego, estando dotada de inteligência capaz de interpretar conjuntos de instruções que as dirige para os diversos serviços. Trata-se de uma camada extremamente flexível que admite com facilidade alterações nos serviços e é facilmente programável. A sua independência do hardware é obtida através da adopção do sistema de sinalização normalizado número 7 (SS#7).

É apresentado o modelo conceptual da Rede Inteligente, que consiste em quatro planos distintos reflectindo a visão abstrata das funcionalidades da rede IN, designadamente: o dos Aspectos de Serviço; o da Funcionalidade Global; o da Funcionalidade Distribuída e o dos Aspectos Físicos.

Descrevem-se os aspectos fundamentais da concepção e do desenvolvimento de um sistema cuja arquitectura segue aquele modelo, bem como cada um dos seus elementos constituintes: os nós da rede ou Pontos de Controlo de Serviço; o Ponto de Comutação de Serviço e o Periférico Inteligente.

Finalmente faz-se uma referência a alguns serviços IN que foram desenvolvidos para este sistema designadamente o cartão pré-pago recarregável e o cartão virtual de chamadas.

O serviço cartão virtual de chamadas permite ao utente da rede fixa, a partir de qualquer ponto terminal, público ou privado, realizar chamadas sem que estas sejam taxadas nesse ponto terminal mas sim ao crédito associado a esse utente que, para o efeito, se identifica e autentica devidamente através do próprio terminal.

Palavras-chave: Redes Inteligentes, cartão virtual de chamadas
Keywords: Intelligent Networks, IN, smartcard, virtual cards


I Conferência Nacional de Telecomunicações, Aveiro, Portugal, Abril 10-11, 1997